Confira esta Página

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Morte do escritor Ariano Suassuna

Ariano Vilar Suassuna nasceu na então Cidade da Paraíba, hoje denominada João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Cássia Vilar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no Sertão, na Fazenda Acauã, em Aparecida da Paraíba.

Mudou-se com a família para Taperoá após seu pai ser assinado por motivos políticos no Rio de Janeiro na Revolução de 1930, morou de 1933 a 1937 e foi lá que Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, onde mais tarde revelou sua arte em improvisar o que seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral. 
Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro. Idealizador do movimento Armorial e autor de várias obras como: Alto da Compadecida, O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue de Vai-e-Volta (Ficção em 1971)  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ariano_Suassuna 
Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidentevascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

Fonte:http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/07/veja-repercussao-da-morte-do-escritor-e-dramaturgo-ariano-suassuna.html
Foi divulgada nesta quarta-feira, 23, uma carta que Matheus Nachtergaele escreveu para Ariano Suassuna, ressaltando a importância do personagem "João Grilo" em sua vida. O ator interpretou o papel no ano 2000 no filme "O Auto da Compadecida", baseado na obra do escritor paraibano.
A carta foi escrita antes da morte de Suassuna, que ocorreu nesta quarta, e enviada ao jornal Diário de Pernambuco.
"Carta para Ariano,
Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas. Toda vez que alguém,  homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo..."
Infelizmente a morte é inevitável, nós sabemos, mas é penoso ver tão maravilhosa figura da nossa literatura e muito mais do que isto, nos deixar,pessoa esta que deixa tão lindo legado à novas gerações.
Que você possa descansar em paz meu querido Ariano Suassuna, você fará muita falta entre muitos leitores e principalmente entre os novos escritores, muitos deles que tem você como referência. Você realmente fará falta. Fique com Deus, vá em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário