Confira esta Página

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PROJETO LENDO E CRESCENDO



PROJETO LENDO E CRESCENDO

Hoje vou revelar algo que para muitos talvez pareça loucura de minha parte, mas darei minhas explicações e justificativas. Uma grande maioria de meus amigos sabe ou sabiam de meu grande sonho de aprender e me graduar em Inglês, com muito sacrifício consegui.


Logo que me formei Deus me agraciou com o recebimento de minha casa (que pago mensalmente dentro de minhas possibilidades). Ao mesmo tempo em que fiquei imensamente feliz (já que não tinha casa própria), ao chegar ao local foi meio que um choque, além da distância (eu não tinha transporte) me vi em meio a todo tipo de gente que você possa imaginar. Seres humanos que tinham ou vinham de uma vida desumana, vamos assim dizer, ou desregradas e entre outras que tinham ou tem trabalho, estudo ou ainda estudam, etc.

Foi deprimente minha adaptação, não queria sair de casa nem pra procurar emprego, pois tinha medo de ser roubada ou que acontecesse algo com meus filhos, pois no inicio houve muitos furtos, roubos e era bem complicado.

Sem o mínimo ânimo de sair para procurar emprego, resolvi trabalhar em casa, por conta própria, assim, ao mesmo tempo em que trabalhava, vigiava meu lar. Fiz meu comercial a respeito do curso de Inglês, mas, apareceram poucos alunos, eu por minha vez tentava não desanimar ou desistir, a insistência maior de muitos dos pais que batiam à minha porta era por aula de reforço escolar para seus filhos.

Segui com meus poucos alunos na área de inglês e abri horários para o reforço escolar, como minha mãe sugeriu, já que era tão solicitado. Tentei transformar minha sala (da casa) em uma verdadeira sala de aula.

 À medida que o tempo foi passando fui observando o quanto essas crianças são carentes na questão aprendizado, além da carência afetiva em grande parte delas. Recebi crianças de 4º ano que ainda não sabia ler e nem distinguir vogal de consoante, fiquei perplexa, já que tinha como base minha filha que aos 6 anos já lia pequenos textos e pequenos livrinhos infantis.

Meu Deus! Eu que muitas vezes me senti perdida na vida, sem saber o que fazer dela, senti que agora me encontrei, comecei observar como estas crianças estavam me ensinando a importância da vida, em que eu poderia ser útil, a princípio eu pensava apenas em meu “sustento”, em meu “ganha pão”, mas com o tempo e com o contato com estas crianças comecei a “quebrar a cuca” tentando uma melhor maneira de ajudá-las, de fazê-las ter um melhor desempenho escolar, as via sem motivação, me sentia triste de ver crianças de 8, 9, 10 anos que não sabiam ler,eu sempre comento com a família e amigos que a coisa que mais me faz feliz na vida, é saber ler. Apesar de ser apaixonada por inglês, meu interesse maior foi se direcionando a essas crianças do reforço.

E agora a revelação! (risos), eu estou pensando seriamente em deixar o Inglês de lado, não parar totalmente. Sinto não uma vontade, mas é como uma necessidade de fazer algo por estas crianças, fazer um pouco mais pelas crianças do meu bairro, que é um bairro tão carente. Fazer com que elas sintam-se motivadas a algo relacionado à educação.

Estou iniciando um PROJETO que intitulei “LENDO E CRESCENDO”, que tem por objetivo incentivar a leitura, não abrirei mais turmas de inglês aos sábados, ao invés disso abrirei as portas de minha de casa ou escolinha, como eu a chamo e trarei além de meus alunos, outras crianças para momentos de pura leitura e diversão com jogos educativos, etc. Iniciarei em sábados alternados e com poucas crianças, já que o espaço físico não suporta a quantidade de criança que pretendo alcançar um dia, creio que aos poucos alcançarei meus objetivos, não perderei as esperanças. No momento disponho de pouco material infantil, diante disso gostaria de fazer um apelo, estou recebendo doações de gibis, revistas e livros infantis, caso você tenha em casa algum desses materiais citados, que você não use e/ou que não seja mais do seu interesse, por favor, entre em contato comigo através de meu e-mail: jannephb@hotmail.com, pois o que não é mais útil pra você, com certeza será, para o desenvolvimento educacional e aprendizado de muitas crianças.

De já, só posso agradecer a cada um que ao menos teve o interesse de ler esta postagem.
Muitíssimo obrigada!

Um comentário:

  1. Olá pessoal!
    Como não consegui mais entrar no meu blog, vou deixar aqui o link do meu mais novo blog, por favor gostaria muito que vocês visitassem e me seguissem através dele. Espero poder contar com vocês. E por favor compartilhem esse link.
    Obrigada.
    https://rejaneasonhadora.blogspot.com/

    ResponderExcluir