Confira esta Página

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PROJETO LENDO E CRESCENDO NO SALIPA

PROJETO LENDO E CRESCENDO NO SALIPA (Salão de Livros de Parnaíba).

Neste sábado (15-11-14) as crianças e eu, claro, do PROJETO LENDO E CRESCENDO tivemos um dia maravilhoso. Nosso encontro desta vez foi no SALIPA (Salão de Livros de Parnaíba).

O SALIPA 5 estava com uma vasta programação que iniciaria dia 12 e se estenderia até dia 15-11-14.
Desde que soube que o SALIPA seria este mês de novembro, logo pensei: "Tenho que dar um jeito de levar as crianças para um lindo passeio cultural como este", foi quando fui acometida de algumas noites de insônia, pensando em como fazer para levá-las já que não tenho transporte e muito menos condições para bancar as passagens de todas elas. Como eu poderia leva-las em ônibus junto com as demais pessoas do bairro? É meio sem lógica, correr o risco de perder alguma criança pelo caminho? jamais! Já desisti em muitas coisas em minha vida, mas com relação a este projeto estou determinada a não desistir nunca! DETERMINADA!

Foi quando comecei divulgar este projeto nas redes sociais e tentar conseguir de alguma forma, um transporte para levar minhas crianças, tive algumas ofertas por um precinho que alguns donos de vans julgavam baratinho, mas não para meu bolso, para o bolso dos pais das crianças então...
Continuei na tentativa, na busca e finalmente, como Deus não abandona quem precisa Dele, uma pessoa muito abençoada e que tem me ajudado muito com o projeto (Norla Albuquerque), me deu a excelente notícia que tanto sonhava e precisava ouvir, de que havia conseguido alguém que poderia nos ajudar. Eis que apareceu o "tio Kleber"... Conclusão: "Viva! SALIPA, aí vamos nós!" Somos muito gratos por sua generosa contribuição para com o PROJETO LENDO E CRESCENDO, tio Kleber, muitíssimo obrigada!

 Ao chegar no local do SALIPA, tudo foi só festa, animação e muita diversão. Tivemos uma linda interpretação de um poema de Gabriel O Pensador, chamado " Um poema para Sandra e Pedro".

Um poema para Sandra e Pedro/Gabriel O Pensador.

Preto. Branco.
Branco. Preto.
Preto no branco;
Branco no preto.
Beijo. Abraço.


Abraço. Beijo.
Beijo e abraço;
Abraço e beijo;
Beijo e abraço e beijo.
E o verde da esperança?
E o azul da cor do céu?
Ou o azul da cor do mar?
Porque o céu pode mudar.
Fica azul quando ta sol;
Fica cinza quando chove;


Ou fica branco, bem branquinho parecendo de algodão; Também fica meio roxo ou laranja ou lilás; Quando o sol ta indo embora e ta querendo ficar mais;
Quando o sol ta indo embora e ta querendo ficar mais avermelhado parecendo um coração. É o sol que pediu pra pousar lá na varanda; Só pra poder iluminar o Pedro e a Sandra; É o sol que derrete a neve fria do rochedo; Só pra esquentar um pouco mais a Sandra e o Pedro. É preto... O peito do pé do Pedro é preto.
E é branca... A palma da mão da Sandra é branca.
A Sandra é branca! O Pedro é negro!
E o Pedro e a Sandra ficam sempre de chamego...
Preto. Branco.
Branco. Preto.
Preto no branco; Branco no preto.
Beijo. Abraço.
Abraço. Beijo.
Beijo e abraço;
Abraço e beijo;
Beijo e abraço e beijo.




As crianças puderam participar de tudo que lhes foi possível, como por exemplo, serviram de Cavalete Poético, onde houve uma bela apresentação de uma poesia de forma bem teatral.


Participaram também de uma deliciosa "SOPA CANTADA", onde cada criança segurava algum legume e/ou verdura para pôr na panela a medida que eram  solicitadas, chamada na canção. Todas elas adoraram. Foi tudo muito divertido.



E assim foi seguindo, legume por legume, verdura por verdura, e logo a "SOPA" ficou pronta e posso afirmar que ficou uma delícia.










Uma das crianças do projeto recitou um poema intitulado " Noite" de Sérgio Caparelli.






 


E assim, tivemos também a apresentação de mais um poema, desta vez de Telma Coslovsky, chamado: "A menina, os amigos e o segredo", que mais uma de nossas lindas crianças fez questão de ler. E leu muito bem e fez bonito. 











As crianças quase sem piscar, não tiravam os olhos do palco, ficaram encantadas com a apresentação da peça teatral "Chapeuzinho Vermelho".











Sentadinhas e bem comportadas, ouviram atentamente a mais uma historinha. Pareciam estar no mundo dos contos. Foi simplesmente um momento mágico.











Agora, quem imagina como elas receberam o Chaves e sua turma? Não precisa nem dizer, não é verdade? Foi um momento de grande alegria e cantoria.




Tivemos também uma peça, não menos importante e tampouco menos interessante, chamada " O Bode e a Onça" ou será " A Onça e o Bode"? 







MOMENTO LINDO e único no #SALIPA.
Expliquei para as crianças quem era aquela figura maravilhosa a quem todos queriam tirar fotos, uma das crianças menores, Nayara, de apenas 5 aninhos, me surpreendeu. Após a explicação, tão linda, meiga e sábia, tirou as orelhinhas de "Lobo Mal" e pediu um autógrafo do escritor Assis Brasil, até ele riu da atitude tão bonita e espontânea dela.

Bem... Tivemos muitas outras atividades, sem falar dos estandes de livros.
Tudo isso que falei, tirando os estandes de livros (que era para todas as idades), foram atividades infantis. 

Para os adultos, todos esses dias tinha uma programação maravilhosa com muitas palestras, com escritores da terra entre outros vindos de outros estados. O Escritor homenageado este ano, foi nada mais, nada menos que nosso querido escritor Parnaibano, Assis Brasil

Foi um prazer e uma grande honra estar ao lado dele, claro que após deixar as crianças em casa, voltei para aproveitar mais um pouquinho de SALIPA, pedir meu autógrafo e tietar esta pessoa linda chamada Assis Brasil. Vou guardar com todo amor meu livro (Os que bebem como cães) autografado por este grande escritor.
Aqui, preferi enfatizar as atividades das quais as crianças participaram.

Gostaria de agradecer a todos que ajudaram a tornar este dia de felicidade possível. 
Não poderia deixar de agradecer a todas as pessoas que fizeram uma doação, como a professora Renata Machado Aragão, a professora Ana Paula de Carvalho, a Psicopedagoga Norla Albuquerque, ao senhor do estande da CONAL(comércio Nacional de Livros), que também fez sua doação, ao amigo Flávio Jr. e sua irmã Ana Patrícia Coelho, pessoas maravilhosas que tive o prazer de conhecer e que vão morar sempre em meu coração. Enfim, obrigada a todos. Desculpa se eu tiver esquecido o nome de alguém, mas saibam que serei sempre grata por tão nobre atitude. 

Deixe aqui sua opinião, se gostou, o que mais gostou, ou até mesmo sua crítica, desde que seja uma crítica construtiva.

Um beijo no coração de todos.

Rejane Carvalho.

2 comentários:

  1. Nossa, quanta honra! Com Assis Brasil prestigiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Gerardo, foi uma honra muito grande estar ao lado de alguém tão sábio como Assis Brasil, uma pessoa extraordinária. Sabe o que mais me admirei? Foi a força que ele transmite, com a idade em que se encontra e a boa vontade e o carinho de estar em meio as pessoas, dando autógrafos. Uma das palestrantes, falou sobre ele, foi uma palestra linda, onde ela tinha plena segurança do que estava dizendo, e mais, ele estava presente, ouvindo tudo e ela tão segura de si e do conteúdo, foi lindo! Quando ela terminou, ele (Assis Brasil) ainda comentou e a elogiou. Meu Deus! Foi muita emoção, imagino como estava o coração dela. Mas ela mostrou-se bem tranquila. Quero ser igual ela, quando eu crescer, (risos)
      Palestra: "A Crítica Literária de Assis Brasil no Suplemento Dominical do Jornal Brasil" com Francigelda Oliveira (Doutora em Lit. Brasileira / UFMG)
      É uma grande honra também, tê-lo por aqui Gerardo, obrigada por ler e participar com seu comentário.
      Grande abraço.

      Excluir