Confira esta Página

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Em 29 de Outubro comemora-se o dia Nacional do Livro.


Comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.
 
 
O acervo chegou antes, em 1808. Era composto por cerca de 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Como a bilbioteca ainda não estava pronta, as obras ficaram guardadas no Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
Quando os livros foram transferidos para a sua casa oficial, a Biblioteca Nacional foi inaugurada. Mas ela só foi aberta ao público em 1814.
Em 1910, a Biblioteca passou a ter uma nova sede. Hoje, segundo a Unesco, a Biblioteca Nacional, situada na Avenida Rio Branco, 219, no centro da cidade do Rio de Janeiro, é a maior biblioteca da América Latina e a oitava maior do mundo.
Quão grande é a importância do livro, tudo começa através de um não é mesmo? Ajuda a termos um desenvolvimento na escrita, ajuda na linguagem, contribui para um grande desenvolvimento intelectual, o que é o melhor de tudo. E como é maravilhoso saber que temos variedades de acordo com idades, vários temas, etc.
Na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Com toda a tecnologia que temos hoje, por maiores que sejam eles ficam prontos rapidamente.(http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/29-outubro-dia-do-livro.html)
 
 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo teu blog, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, obrigada pela sua visita e por seu comentário, fique a vontade e volte sempre.

      Excluir