Confira esta Página

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Hiperatividade. Parece Difícil de Entender.


Será? O que você acha?

 
Quando pensei em criar um blog, logo pensei: O que eu poderia compartilhar com outras pessoas? Foi quando me veio a idéia de dividir algo difícil para mim, um assunto que muitos falam, muitas vezes sem saber do que se trata, como se fosse algo fácil de lidar.


 
Bem... gostaria de compartilhar esse assunto com pessoas que sejam ou convivam com um hiperativo, além desse, muitos outros que possam ser úteis de alguma forma e por algum motivo.

Leia mais. Leia sempre.
 
Nas escolas nem mesmo os professores sabem como lidar (na maioria das vezes), e realmente é algo muito complexo, é compreensível já que é difícil até mesmo para os pais e família de modo geral.
Então, vamos trocar idéias sobre esse assunto todos os outros propostos por quem quer que seja, mesmo que seja um assunto que algumas vezes possam parecer e ser considerados bobos para alguns.

Até mais.













Hiperatividade: É uma batalha fácil?













Como disse certa vez, acredito que haja pessoas que como eu, tenham algum hiperativo na familia ou ainda que tenham algum contato com crianças hiperativas; Professores por exemplo.
Eu como mãe de uma criança com esse problema, sei algumas e "poucas" coisas sobre o assunto, através de pesquisas, conversa com psicólogos, psiquiatras, etc.

É muito difícil ter que ser mãe, educadora de alguém que nunca compreende o motivo de um "não" , que "ouve um não cem vezes" e não cansa de perguntar:" Por que não?", que ouve a mesma resposta cem vezes e volta a pergunta inicial, e começa tudo de novo. É difícil ouvir de um psicólogo: "É você quem tem que se adaptar ao jeito de ser de seu filho, pois ele não vai se adaptar ao seu como você quer" ou "O que pra você pode parecer tolo, bobo pra idade dele, pra ele é a coisa mais importante do mundo" (como brigar por uma balinha) e uma frase que a psicóloga usou talvez como consolo, e que é a que mais machuca é: "Todo hiperativo é indisciplinado, mas nem todo indisciplinado é hiperativo" e conclui: "Seu filho é hiperativo", machuca por que eu sei disso, a psicóloga sabe, mas na cabeça das demais pessoas e até mesmo na boca delas só passa que é um menino travesso, mal criado, mal educado,etc. conclusão: Para os ignorantes (por falta de conhecimento) "A culpa é da mãe por ele ser assim". Como é doloroso ao coração!

Às vezes o cansaço quer tomar conta de mim, o corre-corre, tem que ir na escola por que: "O coordenador guardou minha mochila e disse que só entrega pra mãe" ou "Vá tomar banho agora, hoje tem médico", "Te apressas, hoje tem psicólogo e já estamos atrasados". Isso sem contar com o stress relacionado a escola com as desculpas: "Não passei por que eu faltava pra ir para a psicóloga, é só não me levar mais" ou ainda "Esta série é muito difícil".
Tem a cobrança de alguns professores que pensam e até chegam a dizer com jeitinho: "É preguiçoso; Não quer nada; não faz os exercícios; só quer brincar",etc. Mas não compreendem que para um hiperativo, se as aulas não forem muito envolventes, não tiverem um bom atrativo, serão meio que em vão o professor ficar só falando e/ou enchendo os cadernos de exercícios. Que o hiperativo, se distrai com o bater de um lápis na cateira, com qualquer movimento dentro ou fora da sala de aula, que é impossível um hiperativo ficar sentado 45min. em uma carteira como os professores gostariam, IMPOSSÍVEL!! E que quando a mãe pede para não deixá-lo no final da sala, não é por que ela "está se achando" e sim por que sabe que lá ele nunca, nunca, vai se concentrar. ( Meu filho só está a três anos "consecutivos" na mesma série!).
Confesso que às vezes cobro o que parece ser impossível para ele e sei que ele se sente muito cobrado por mim e pelo mundo. É quando vem as dúvidas e questionamentos: Será que fui muito dura com ele? Será que fui muito maleável? Estarei sendo justa? Por que me entreguei as insistência dele? Por que não mantive aquele não? Por que perdi a cabeça? Nem era algo tão agravante para tanto. Às vezes da vontade de gritar e dizer: "Pára o mundo! Eu quero descer!" Mas... como dizia Cazuza: "O mundo não pára, não pára não..."
A você que após ler tudo isso, pensar: "Então meu filho é hiperativo!", veja bem... não basta dizer que uma criança é hiperativa, mesmo que você tenha lido a respeito, tenha um bom nível de conhecimento a respeito do assunto em questão e identifique algumas características em alguém, este problema só pode ser detectado depois de uma anamnese feita por uma equipe de médicos, psicólogos, psiquiatra, psicopedagogo, etc. Só então, pode ser comprovada, pela equipe em questão. Então aos professores, é bom que saibam que não basta a mãe dizer que o filho é hiperativo, tem que ser comprovado científicamente.
Segundo o que tenho lido, pesquisado, a hiperatividade ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) é um problema que afeta a criança e que pode persistir na vida adulta (se não for tratado adequadamente) Mas... na realidade, os médicos(psiquiatras) já me disseram que não tem cura, que ele pode "melhorar" com o tempo, tenho esperado por essa melhora, mas se virá... parece que vem muito lentamente, como o psiquiatra disse: "Pode ser daqui um ano, como pode ser daqui dez ..." Cada organísmo tem uma reação diferente à medicação.
É muito difícil a convivência com uma criança hiperativa, é muito cansativo,Esportista,Na correria, a psicóloga diz que eu sofro mais por que não aceitei esta situação(mas já estou me acostumando. Devagar devagar, mas acostumo), e me diz: "È um fato que você não poderá mudar", estou falando de minha experiência. È possível que haja casos que não seja tão complicado como eu penso ser o de meu filho, assim como pode ter casos mais complicados ainda do que o dele(cada caso é um caso.).
Bem... Então é isso! Quero agradecer a todos que tiveram a paciência de ler, espero que tenham compreendido, postem suas opiniões, comentários, dicas, experiências, críticas, enfim... Fiquem à vontade. Afinal de contas, este blog não é meu, é nosso.
Obs: Quero deixar claro, que minha intenção é pelo menos tentar esclarerecer um pouquinho mais a respeito da hiperatividade, nunca de ofender alguém com minhas palavras.Inocente
Um grande abraço a todos. Muito obrigada.




2 comentários:

  1. Olá querida e simpática Rejane!

    Seja bem vinda a Casinha! É um prazer enorme receber gente nova!
    Bom... Vamos esclarecer... A casinha tem apenas uma proprietária... Eu ^^
    Quando me refiro a "nós" uso "eu e a Casinha das Gifs" =D
    Sinta-se sempre a vontade! Amo fazer novas amizades!
    Bom... Sobre o post... Eu conheço uma criança Hiperativa e posso imaginar o seu sofrimento amiga.
    Lendo o post, cheguei a ficar com pena de você!
    Tenho um filho de 7 anos que passou por tratamento psicológico. Mais o caso dele é perfeccionismo. Cheguei até desabafar uma vez no blog. E também o nascimento da mana vez isso piorar.
    Agora as coisas estão bem melhores.
    Mais foi exatamente como você descreveu... A gente sempre se faz essa pergunta: "Aonde foi que eu errei!"
    Acho que conforme a criança vai crescendo, tudo vai amenisando. Estou na torcida por você e pelo seu filho!

    Obrigada pelo carinho depositado na CASINHA DAS GIFS!
    Tenha uma linda semana!
    Beijinhos no coração da sua mais nova amiga... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer em receber tão agradável visita como a sua Tatiana,é realmente engrandecedor ao coração, enche-me de alegria. Obrigada por seu cometário, nós mães temos nossas lutas, grandes batalhas mesmo quando nossos filhos são considerdos saudáveis,não é mesmo? Acho que já nascemos com o intuito de sermos guerreiras e de lutar sempre pela vitória, embora nem sempre seja tão fácil. Mas estamos aí, lutando sempre.
      Mais uma vez, obrigada pela visita e fico feliz de ser ser sua mais nova amiga, volte sempre ao Blog Rosto e Retrato. Felicidades hoje e sempre.
      Bjsssssss.

      Excluir