Confira esta Página

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.

Hoje quero falar algo que acho de suma importância, a língua, a linguagem, seja ela oral (falada) ou não, a comunicação melhor dizendo.
Nos dias de hoje, fala-se muito sobre comunicação, a importância dela entre povos de diferentes países, suas diferentes culturas, etc. e para todo esse entrosamento é necessário conhecer e aprender uma nova língua, ou novas línguas. Todo dia ouve se também comerciais de escola de línguas que além de divulgar seu trabalho, divulgam também a importância das diferentes línguas como o Inglês, Francês, entre outras, mas há uma língua, uma linguagem que não encontramos com tanta frequencia e nem com tanta facilidade, nas escolas de línguas, e nem em escolas públicas por exemplo, já que fala-se tanto em inclusão social. Estou falando da língua dos sinais.
 

Estava vendo alguns vídeos sobre Línguas Brasileira de Sinais (LIBRAS), e fiquei pensando na importância de saber esta linguagem, quantas pessoas não conseguem se comunicar fazendo uso da fala e/ou da escrita e se comunicam necessariamente destes sinais, no entanto, na maioria das vezes só os pais, ou melhor, a família consegue interagir com estas pessoas. Parei... Perdi-me em meio a milhares de pensamentos em questão de segundos, neste momento me coloquei no lugar de alguém que utiliza este tipo de comunicação, alguém que não consegue falar em alto e bom tom como eu consigo, que não consegue ouvir, percebi como é complicado. Mas... Gostaria de sua opinião, você consegue me responder estas perguntas? É complicado para quem? Para o deficiente auditivo, o surdo e mudo? Para quem convive a seu lado? Para quem raramente tem contato com estas pessoas? E neste momento, qual nosso papel diante dessa situação? O que fazer? Se de repente á única pessoa que aparecesse em nossa frente em meio a um perigo, ou qualquer outra situação de extrema necessidade só conseguisse se comunicar desta forma? JÁ PAROU PRA PENSAR?
Ás vezes nós só pensamos em nós mesmos (considerados normais), nunca ou raramente nos colocamos no lugar de quem sempre tem muitos obstáculos para superar devido às suas necessidades especiais, mesmo quando nos colocamos no lugar de pessoas tão fantásticas e queremos aprender para quem sabe até mesmo passar adiante este aprendizado, percebemos que não é tão fácil assim, além das "APAE", não de outras escolas que ensinam LIBRAS, se você sabe, me informe, por favor. A julgar pela palavra “INCLUSÃO”, estando uma pessoa que faz uso de “LIBRAS” em uma sala de aula, com crianças que falam normalmente e não “conhecem” o uso destes sinais, pode-se dizer que há uma inclusão? Só por que a mesma se encontra no mesmo ambiente que as demais? E como fica o professor diante de tal situação se ele não foi preparado nem treinado para tal? Diante de tudo isso que foi dito, quero somente focar a necessidade e a importância do aprendizado desta língua, ou destes sinais, no mais só tenho a agradecer quem deu uma passadinha por aqui e finalizar PARABENIZANDO os PAIS em primeiro lugar e principalmente os PROFESSORES que mesmo com tantas dificuldades procuram desempenhar bem seu papel. No mais gostaria de pedir que divulguem e compartilhem este link (http://rejanecarvalho.zip.net) em seu facebook, Orkut, e-mail, etc. para que seus amigos também possam dar sua opinião e sugerir novas idéias de temas a serem abordados.
OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário