Confira esta Página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Obrigada Querido Mestre.

 
Como tenho utilizado mais este blog resolvi trazer um conteúdo do meu antigo blog para este, já que este assunto é tão maravilhoso, pois não há nada melhor do que falar de coisas boas. Claro que para algumas pessoas este não é um assunto considerado muito agradável, sabe-se lá por quais motivos. Mas... Vamos ao que interessa.



A Cópia.

 
"Dei uma passadinha por aqui para parabenizar a todos os mestres de nosso querido país, aliás, para todos os mestres em volta do mundo inteiro. Estas pessoas tão queridas que a muito transmitem não apenas conhecimentos, mas todo seu tempo, seu carinho, seu amor, estas pessoas maravilhosas que dedicam-se de corpo e alma sem nada exigir. Meu muito obrigada". A todas essas pessoas que fizeram parte de minha vida, auxiliando-me no desenvolvimento de minha educação acadêmica, de minha educação acadêmica. Obrigada a cada um de vocês meus queridos mestres.


Mestre

 
És mais que uma pessoa,
és símbolo, paixão, ideal, sonho!
Mito de um ser que tudo sabe,
companheiro, amigo,
mão que se estende na complexidade dos caminhos da vida.
Muitos mitos, ídolos, amigos, companheiros
passam por nossas vidas, comunicam conhecimentos,
abrem nossas mentes,
proporcionam parâmetros, despertam valores.


 
Mas, os anos passam,
conhecimentos ficam adormecidos,
normal ultrapassadas, novas formas,
novos hábitos, novos costumes,
Mas, no nicho sagrado das lembranças, permanece o mestre.

Ele será para sempre alguém muito especial,
referência segura que ilumina e faz discernir caminhos.
Quem nos comunica vida, carinho, bondade,
quem oferece por nós horas de sono, de dedicação,
de empenho, planta para sempre uma semente em nosso coração.
Os nossos conhecimentos vão evoluindo,a lembrança do mestre permanece para sempre,
ele atinge o profundo de nossas vidas.
Eterniza em nós algo do seu coração.
Autor: desconhecido

Mas... Você sabe quando surgiu o dia do professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.




No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
 

Aos queridos professores que sempre nos conduziram com muito humor e sabedoria.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
 

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

 
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

A TODOS OS MESTRES QUE PASSARAM PELA MINHA VIDA DESDE MINHA INFÂNCIA, TODO O MEU CARINHO E MEUS AGRADECIMENTOS.

 

Um comentário:

  1. Olá pessoal!
    Como não consegui mais entrar no meu blog, vou deixar aqui o link do meu mais novo blog, por favor gostaria muito que vocês visitassem e me seguissem através dele. Espero poder contar com vocês. E por favor compartilhem esse link.
    Obrigada.
    https://rejaneasonhadora.blogspot.com/

    ResponderExcluir